São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulista perdeu público e violência em 94

ROGÉRIO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro turno do Campeonato Paulista deste ano teve até agora menos público e mais paz nos estádios. Com um regulamento baseado em pontos corridos, a Polícia Militar já comemora e considera este campeonato um dos mais tranquilos dos últimos anos. Mas clubes e a Federação Paulista de Futebol torcem para que o número de torcedores não caia ainda mais durante o segundo turno.
Até o último domingo, quando foi jogada a 13ª das 15 rodadas do primeiro turno, a média era de 7.548 pagantes por jogo, segundo a federação. No torneio passado, no mesmo período, a média era de 8.364 pessoas. Segundo a PM, o primeiro turno de 93 teve 674 ocorrências dentro dos estádios da capital. Neste ano, até domingo passado, foram registradas 359.
O responsável pelo policiamento durante os jogos, major Gerson Rezende, 43, acredita que a fórmula de pontos corridos deixou o torcedor menos violento. "Não há a expectativa de uma grande decisão, o que deixa o clima menos tenso", afirma. Segundo ele, só aconteceram problemas graves fora do estádio.
Valdir Gregório, 46, que há oito anos é gerente de segurança do São Paulo, diz que este campeonato é o mais tranquilo em que já trabalhou. "O número de ocorrências aqui no Morumbi tem sido pequeno, o que é ótimo." O chefe de segurança do Pacaembu, Carlos Ramos da Silva, 30, concorda. "Melhorou muito, não tem a menor comparação com outros campeonatos." O major Rezende diz que a reforma do anel inferior do Morumbi, que deve ficar fechado por pelo menos mais 60 dias, facilitou ainda mais o policiamento por dificultar invasões de campo.
O técnico do São Paulo, Telê Santana, teme que a média de público caia ainda mais no segundo turno. "O interesse vai ficar restrito aos que estão na frente", diz. Para o presidente da FPF, Eduardo José Farah, a média foi boa. Segundo ele, a torcida ainda não assimilou totalmente o novo regulamento. "O público paulista está habituado às finais."

Texto Anterior: Corinthians é protegido por São Jorge
Próximo Texto: Torcidas defendem fórmula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.