São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Trenzinho' emite duas cores

HELIO GUROVITZ
DA REPORTAGEM LOCAL

As fêmeas de vaga-lumes do gênero Phrixothrix são os únicos animais que emitem luz em duas cores diferentes. Elas têm 11 pares de lanternas verde-amareladas ao longo do corpo e uma avermelhada na cabeça.
Segundo o bioquímico Etelvino Bechara, que estuda no Parque Nacional das Emas (GO) esses "trenzinhos" (ou fengodídeos, um dos três tipos de vaga-lumes), a lanterna vermelha é usada na captura de presas que não enxergam o vermelho –cupins, piolhos-de-cobra ou tatus-bolas.
Já as lanternas que ela exibe ao longo do corpo são usadas para atrair o macho alado –que tem um sistema luminoso diferente. Já foram catalogadas três novas espécies de trenzinhos, que os indígenas costumam chamar de buijejas. A primeira referência ao animal data de 1587. O viajante português Gabriel de Souza descrevia uma "estranha criatura" com uma luz de rubi, achada na Bahia.(HGz)

Texto Anterior: Uma luz contra radicais livres
Próximo Texto: Guerra entre bactérias preserva os intestinos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.