São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neofascista prefere ex-comunista a Bossi

FRANCESCO MERLO
DO "CORRIERE DELLA SERA"

O líder do neofascista Movimento Social Italiano, Gianfranco Fini, fez uma dura crítica aos autonomistas da Liga Norte, liderados por Umberto Bossi. Segundo o líder neofascista, enquanto os ex-comunistas do PDS são adversários, Bossi, seu aliado no Pólo da Liberdade, é o inimigo. Forte no centro e no sul da Itália, o MSI fez uma aliança com a Liga de Bossi, preferida pelo norte industrializado, e a Força Italia, do magnata Silvio Berlusconi.
Para Fini, o líder autonomista parece sem lógica, sem medida e inverossímil. Diz que a mente de Bossi }não é somente incapaz de movimentos, como parece à primeira vista. Maz que ele acha }que o absurdo dos gestos exagerados pode trazer vantagens.
Fini está em campanha eleitoral desde setembro: }Ficarei até junho deste ano. Em 27 de março voltará a Roma. }Não escolhi por qual distrito me candidatarei. Mas uma coisa eu digo: em Roma, o centro não conquistará nem um distrito.
Pergunta - Bossi grita porque é fraco?
Gianfranco Fini - É um clássico da política. Lembro quando tornei-me secretário. Tínhamos 3,5% dos votos e nos sentíamos agoniados. Atirávamos em qualquer coisa que se movesse, com a esperança de atingir uma vítima qualquer. Porém, a situação era diferente: não tínhamos votos e Bossi tem.
Pergunta - Qual é a fraqueza de Bossi, onde está escondida a ferida que o faz gritar?
Fini - Bossi não tem nada a ver com a democracia, com a política responsável, com o construir, o governar, o discutir, a educação, a civilidade. É o "pai-patrão" da Liga. Dirige o movimento em total ausência de regras e de democracia. Sabe que numa mesa, num confronto civil, numa aliança com pessoas de igual dignidade, se torna o tonto da situação, não aguentaria o confronto. Neste momento, está aterrorizado pelo confronto com Berlusconi. E por isso berra, ameaça, manda seu homem de confiança atacar e depois o desmente. Se ele quiser agitar a bandeira do antifascismo, pode fazê-lo muito bem. É o que faz Occhetto e não nos escandalizamos muito. Considero-o até legítimo. Mas a realidade é outra, ele grita "Fini é fascista" porque tem medo de Berlusconi.
Pergunta - O que o sr. acha da declaração de Bossi de que }a palavra 'moderado' faz pensar nos velhinhos de touca e chinelos?
Fini - Eu também não sou moderado. Mas não porque sou um extremista, mas porque sou um intransigente.
Pergunta - Martinazzoli (da Democracia Cristã) afirma que Bossi prefere que vençam as esquerdas, sonhando irritar o Norte e levá-lo à secessão.
Fini - Bossi diz sempre }no Norte vencemos nós, o sul é com vocês. Parece que diz }o sul não nos interessa. É evidente que para Bossi não se coloca o problema de governar. Neste sentido, a análise de Martinazzoli me parece correta. Mesmo nessa hipótese, Bossi será sempre o tonto da situação.
A verdade é que Bossi não é um perigo para a democracia, é um inimigo da democracia. Nós, do MSI, decidimos que acabou a fase de alternativa de sistema e queremos governar. Bossi é destruidor, é anti-sistema. Mas será que ainda se pode destruir nesta Itália?
Pergunta – O sr. é liberal-democrata?
Fini – Eu creio na democracia. E se ser liberal quer dizer crer na liberdade e na democracia, então eu sou liberal-democrata. Mas a liberal-democracia na Itália foi uma outra coisa. Neste sentido eu não sou liberal-democrata. Também Jirinovski diz que é. No sentido no qual ele é, eu não o sou.
Pergunta – Achille Occhetto (líder do PDS) diz que o sr. é simpático...
Fini – Occhetto também é simpático, jovial e até irônico. Isso acontece com adversários, quando aceitam as regras, e o confronto, talvez duro, é civilizado.
Pergunta – Em suma, Occhetto é melhor do que Bossi?
Fini – Occhetto é, historicamente, um adversário; Bossi é um inimigo.

Tradução de Anastasia Campanerut

Texto Anterior: Liga Norte ataca seu 'aliado' Berlusconi
Próximo Texto: Norte destrói o Sul em guerra civil simulada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.