São Paulo, segunda-feira, 14 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários e especialistas aprovam 1º fascículo da série

DA REDAÇÃO

Empresários e especialistas aprovam 1.º fascículo da série
O lançamento ontem do primeiro fascículo da série "Qualidade Total" pela Folha foi saudado por empresários e especialistas no tema. Segundo eles, a iniciativa coloca na ordem do dia uma das principais preocupações empresariais do momento.
José Mindlin, fundador da Metal Leve e membro do conselho de acionistas da empresa, disse que a série é " mais um serviço que o jornal presta aos seus leitores". Para ele, "a preocupação com a qualidade é fundamental e a série deve cumprir o objetivo de conscientizar quem ainda resiste ao tema". Ressalta que com a grande competitividade "quem não se alinhar à tese da qualidade naufraga".
O professor Vicente Falconi Campos, da Fundação Cristiano Otoni, também afirmou que a Folha "está prestando um grande serviço ao país". Ele é um dos mais importantes especialistas em qualidade do Brasil. Considerou o primeiro fascículo "excelente", destacando o artigo do norte-americano Richard Whiteley e os 10 mandamentos da qualidade, "que estão precisos e em uma liguagem bastante acessível"
Falconi afirma que não vê outra solução para o país. "Para sair mais rápido da pobreza e da miséria só com o incremento da produtividade e isso só se consegue usando o conceito de qualidade total", disse
O diretor superintendente da Encol em São Paulo, Dolzoman da Cunha Matos, afirmou que pensar em qualidade deve ser uma preocupação constante das empresas "por isso quero parabenizar a Folha pela idéia de trazer a discussão para as páginas do jornal".
Dolzoman disse que qualquer empresa, por menor que seja, deve procurar a qualidade. "Se um produto está mais ou menos não está bom. É preciso fazer bem feito e uma vez só". disse.
Paul Levison, vice-presidente da Korn/Ferry International, uma das maiores do mundo de "headhunting", afirmou que a principal vantagem do fascículo é que ele não envelhece."Não é como o jornal, que todo dia se renova com novas notícias. O fascículo você pode guardar", disse Levison.
Ele afirmou também que a série coloca em discussão um tema que diz respeito tanto às pessoas físicas quanto às jurídicas. "A qualidade é conceito participativo, pois hoje tudo tem de ser muito bem feito, mesmo os serviços", disse.
O presidente do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial), Arnaldo Pereira Ribeiro, parabenizou a Folha pela iniciativa "inclusive pela qualidade do fascículo". Para ele, com a abertura de mercado, o consumidor se tornou mais exigente, " pois começa a fazer comparações" e as empresas que não levam isso em conta vão ficar para trás.
Para Ribeiro, é uma pena que o Brasil tenha acordado tarde para o tema, "já que a qualidade é também um atributo da cidadania". Ele disse que uma preocupação constante dos empresários deve ser com a qualidade de gestão.

Texto Anterior: Itamar cobra hoje de FHC definição sobre preços
Próximo Texto: Febraban apóia decisão do BC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.