São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brizola desiste de fazer alianças e diz que vai "correr por fora"

PLÍNIO FRAGA
DA SUCURSAL DO RIO

O governador do Rio, Leonel Brizola (PDT), 72, disse à Folha que não acredita que consiga concretizar alianças com outros partidos e está decidido a "correr por fora". O PDT sondou o PSB e a ala gaúcha do PMDB, mas sem sucesso. Brizola afirma que o "sistema" quer uma polarização entre o virtual candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), para que este seja eleito. "Lula e o PT têm o papel histórico da derrota", declara.
Folha – Como o sr. recebeu o resultado da pesquisa Datafolha, na qual aparece com a maior índice de desaprovação entre os governadores?
Leonel Brizola – A pesquisa impressiona mas não são dados definitivos apresentando-me com 52% de ruim ou péssimo a esta altura. Considero que representa o ônus que paga um governante que não fez propaganda, que trabalha com austeridade e sobretudo porque tem um gigante, quase um monopólio da comunicação, contra mim, deformando e discriminando permanentemente. Esse nosso segundo governo é muito melhor que o anterior e a população vai também chegar a essa conclusão. Isto não me surpreende. A partir de agora é que vamos ver quem tem banha para gastar.
Folha – O sr. ainda está tentando articular uma aliança com parte do PMDB ou com outro partido?
Brizola – Penso que não teremos alternativa senão correr por fora.
Folha – O adversário principal do sr. será Lula ou o ministro Fernando Henrique Cardoso?
Brizola – Ambos. Representam duas grandes imposturas. O sistema quer que eles polarizem. Para chegar à eleição do candidato do sistema, que é o Fernando Henrique. A candidatura Lula vem para ensejar a vitória do outro. Lula e o PT têm o papel histórico da derrota, vêm para perder, para dividir a área popular.

Texto Anterior: Folha atinge recorde de venda aos domingos
Próximo Texto: PSB fecha acordo com PT e quer indicar o vice na chapa de Lula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.