São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
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Pelo terceiro ano, Banespa lidera ranking de gastos do setor público

EMANUEL NERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo terceiro ano consecutivo, o Banespa (Banco do Estado de São Paulo) desembolsou a maior verba publicitária do setor público. Segundo levantamento da Nielsen Serviços de Mídia, o banco oficial paulista gastou no ano passado US$ 31,3 milhões. O Banespa foi em 1993 o 17ª maior anunciante do país, à frente de investidores do porte do Mappin (US$ 23,8 milhões, 21º colocado) e Grupo Fiat (US$ 22 milhões, 24ª colocação).
O Banespa investiu quase quatro vezes mais do que o Banco do Brasil –US$ 7,9 milhões. Na área bancária privada, seu investimento ficou abaixo dos grupos Bradesco (US$ 45,2 milhões) e Itaú (US$ 39,1 milhões), mas acima do Bamerindus (US$ 26 milhões). Os investimentos maciços do Banespa em publicidade começaram no governo Fleury (PMDB), em 1991.
O diretor de marketing do Banespa, Antônio Carlos Coutinho Nogueira, disse que os gastos publicitários do banco têm que ser comparados com instituições financeiras de porte semelhante, como Bradesco, Itaú e Bamerindus. Segundo ele, não dá para fazer comparações com o Banco do Brasil, que investe muito em promoções, como voleibol e carnaval, que não são detectadas pelo levantamento da Nielsen. Segundo ele, os gastos com publicidade do Banespa no ano passado chegaram a US$ 24 milhões, que representam 20% de descontos sobre os US$ 31,3 milhões apurados.
O governo federal aparece atrás do Banespa, com US$ 17,7 milhões. O terceiro colocado é a Caixa Econômica Federal, com investimentos de US$ 17 milhões no ano passado. Em seguida, aparece o Ministério da Educação, com US$ 14,3 milhões. A Nossa Caixa Nosso Banco, de São Paulo, aparece em 5º lugar, com US$ 13,2 milhões.

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