São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor Frido Mann faz palestra hoje à noite no auditório da Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

Chegou ontem a São Paulo o psicólogo e escritor alemão Frido Mann, 53, neto do autor de "A Montanha Mágica" e "Dr. Fausto", Thomas Mann. Frido Mann está no Brasil para a publicação do livro "Cartas e Esboços Literários", de sua bisavó Julia Mann, pela editora Ars Poetica. Hoje, a partir das 19h na Folha, Mann faz o lançamento do livro e em seguida uma palestra sob o tema "A Literatura Alemã Hoje" (veja informações no texto ao lado).
Mann também está no país desde 27 de fevereiro para conhecer e pesquisar a terra natal de sua bisavó. Seu próximo romance, que Mann diz "uma saga familiar", se passará em parte no Brasil. A família a ser retratada, segundo ele, não é a família Mann, mas tem algumas semelhanças com ela. Ele já visitou Rio de Janeiro, Parati (RJ) e Ouro Preto (MG) desde que chegou. Em Parati, onde sua bisavó nasceu, disse que pretende comprar uma casa em breve. No dia 18 sua mulher chega a SP para acompanhá-lo no resto da viagem.
Mann tem três romances publicados na Alemanha. O próximo ainda não tem título. Ele diz que a maior influência no que escreve é a obra do seu tio-avô, Heinrich Mann, autor de "Henrique 4º". "Cartas e Esboços Literários" traz a correspondência trocada entre Julia Mann e seu filho Heinrich entre 1894 e 1922.
Julia da Silva-Bruhns nasceu em 1851 no Brasil. Aos sete anos, com a morte da mãe, foi levada para Lbeck (Alemanha), cidade natal de seu pai. Aos 18, se casou com o industrial Thomas Johann Heinrich Mann, com quem teve os filhos Heinrich, Thomas, Julia, Carla e Viktor. Frido Mann é filho de Michael, caçula de Thomas.
Sobre a palestra de hoje, Frido Mann disse ontem à Folha que não quer fazer um diagnóstico da literatura alemã atual. "Prefiro fazer uma discussão aberta, e acho que seria um ponto de partida a questão da identidade cultural. O que se chama Literatura Alemã, por exemplo, é a literatura feita na Alemanha ou a de língua alemã?"

Texto Anterior: Orquestra de São Petersburgo vem a SP
Próximo Texto: O absurdo do Holocausto parece ficção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.