São Paulo, quarta-feira, 16 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fumo passivo aumenta gravidade de infarto

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O fumo passivo pode aumentar não apenas o risco, mas também a gravidade dos ataques cardíacos. A pesquisa foi publicada ontem na revista "Circulation".
Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia em San Francisco, o fumo passivo aumenta em 30% o risco de morte por doenças do coração. "Pessoas que experimentam exposição breve à fumaça de outros afetam seus corações", afirmou Stanton Glantz, co-autor do estudo.
Ratos foram expostos a uma quantidade de fumaça equivalente à gerada por quatro pessoas fumando quatro cigarros por hora em um carro. Imediatamente após a exposição, foi provocado um ataque cardíaco em cada animal, e a quantidade de tecido cardíaco destruída foi medida. Animais mais expostos à fumaça tiveram mais fibras musculares lesadas.

Texto Anterior: África do Sul escolhe bandeira pós-apartheid
Próximo Texto: Líder ucraniano cancela plebiscito na Criméia; Anistia aponta mortes em massa na Colômbia; Polícia desativa bomba em estação de trem; EUA devem processar empreiteiras japonesas; Executivos da Honda são presos nos EUA; Menina de oito anos é presa ao vender droga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.