São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça bloqueia duplicatas de mineradoras em Santa Catarina

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS), a um mandado de segurança, bloqueou o valor de 30% das duplicatas vencidas ontem, no pagamento da Eletrosul (empresa da Eletrobrás) a nove mineradoras de Criciúma (a 200km ao sul de Florianópolis, SC). Segundo os empresários do setor, o valor bloqueado corresponde a US$ 1 milhão.
O mandado de segurança foi impetrado pelo procurador da República em Santa Catarina, Rui Sulzbacher, 50, que afirma ter constatado superfaturamento na venda do carvão energético à Eletrosul. Sulzbacher disse ontem que há "vários indicativos" de que "houve excesso no preço". Segundo ele, "o carvão subiu mais que a folha de pagamento das empresas, mais do que o IGPM, que a valorização do dólar e mais do que o preço das mineradoras para as empresas privadas".
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Criciúma, Guido Búrigo, 43, afirmou que a decisão "foi tomada por pessoas que não conhecem a realidade do carvão no Estado." De acordo com ele, a venda de 120 mil toneladas por mês de carvão à Eletrosul é feita com base no mesmo preço praticado pelo Rio Grande do Sul e Paraná, cerca de US$ 30 a tonelada. Os empresários vão recorrer da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal.

Texto Anterior: Amazônia ganha plano contra sonegadores
Próximo Texto: Dívida rural deve ser paga em título público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.