São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como consultar a tabela

DA REDAÇÃO

Os financiamentos em URV têm a vantagem de acompanhar o ritmo dos salários. O cálculo inicial das prestações, entretanto, embutem juros reais e taxas que passam despercebidos pelo consumidor.
José Dutra Vieira Sobrinho, professor de matemática financeira, criou uma tabela que permitir ao consumidor descubrir os juros.
A tabela (acima) traz, na primeira coluna vertical, os juros ao mês. Na primeira coluna horizontal, o número de parcelas que serão pagas após a eventual entrada. Os demais números, apurados na divisão do valor à vista (menos a entrada) pela prestação, permitem achar os juros aproximados.
Suponha uma geladeira que custa 520 URVs à vista ou 20% de entrada mais seis prestações de 84,15 URVs. Calcule os 20% de 520 URVs (104 URVs). O valor efetivamente financiado é de 416 URVs. Dividindo-se 416 por 84,15 obtém um fator de 4,94.
Na tabela, localize na coluna de seis prestações o fator mais próximo de 4,94, que é 4,92. Siga na horizontal até a coluna dos juros, que vai indicar 6% ao mês. O percentual exato, só obtido em calculadora financeira, é de 5,83%.
Se for apresentado o valor à vista e o da primeira prestação em cruzeiros reais, com correção em URV, faça os cálculos da mesma forma. Se apenas o valor à vista estiver em cruzeiros reais, converta em URV e use a tabela.

Texto Anterior: Brasileiro voltará a comprar a crédito
Próximo Texto: Estudo prevê inflação de 2,3% com o real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.