São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mafioso italiano acusado de tráfico de drogas é preso em Copacabana

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

Policiais federais prenderam anteontem à noite em Copacabana (zona sul do Rio) o italiano Vincenzo Buondonno, 37, condenado pela Justiça italiana por tráfico de drogas. A prisão foi em cumprimento a mandado expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal), por solicitação do governo italiano. Buondonno seria integrante da Camorra, a máfia napolitana.
Segundo o superintendente da Polícia Federal no Rio, Edson Oliveira, Buondonno era sócio do restaurante Baroni-Fasoli, em Ipanema (zona sul). Ele seria um pivô do envio de cocaína para a Europa e tinha relações com outro mafioso, Marco Pugliese, da Sacra Corona Unita, preso recentemente no Rio e já extraditado para a Itália.
A Polícia Federal acompanhava os passos de Buondonno no Brasil havia quatro meses. Com ele, em seu apartamento, foram detidos para averiguação outros três italianos. Segundo Oliveira, os mafiosos utilizam restaurantes como fachada para lavar o dinheiro ganho com o tráfico. "É a conexão espaguete", afirmou.
A condenação do mafioso na Itália deveu-se à prisão de dois italianos no aeroporto de Zurique com 2 kg de cocaína. Eles acusaram Buondonno de ter coordenado a operação de remessa da droga para a Europa. O mafioso é ainda suspeito de apoiar as ações de um dos ex-líderes da Camorra no Brasil, Umberto Amaturo, que fugiu da sede da PF em Brasília há três anos e foi preso depois na Bolívia.
Buondonno, suspeito ainda de envolvimento na morte do italiano Roberto Farina, assassinado no Flamengo em 91, era conhecido no Rio como "Enzo". Ele ficará preso na sede da PF no Rio até que o STF decida sobre sua extradição.(Marcelo Migliaccio)

Texto Anterior: Mãe diz que filha de 11 foi violentada no Tivoli parque
Próximo Texto: Rebelião em presídio de Tremembé dura 4 h
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.