São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A Daewoo chega ao país com o Espero

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma marca coreana, a Daewoo, chega ao mercado brasileiro de carros importados. O Espero (pronuncia-se éspero), um sedã quatro portas, com motor 2.0 e injeção eletrônica multiponto, começa a ser vendido a partir do dia 28. Vai custar entre US$ 22 mil e 31 mil. Outros dois modelos, o Prince e o Super Salon, chegam no final de junho.
Os carros da Daewoo estão sendo importados pela DM Motors do Brasil, empresa criada pelo Grupo Verdi, que opera o Consórcio Rodobens, e pela Cotia Trading.
Para atingir a meta de vender este ano no Brasil 2.500 carros, a Daewoo vai utilizar uma arma de marketing inédita no país. "Nós aceitamos a devolução do carro se o cliente não ficar satisfeito e devolvemos o dinheiro corrigido", explica Daniel Buteler, diretor-superintendente da DM Motors. "A Daewoo vai receber o veículo de volta até sete dias após a compra ou 1.000 km, o que ocorrer primeiro. É uma garantia de que nenhum consumidor vai ficar descontente".
O Espero será vendido em dez lojas instaladas em quatro capitais (seis em São Paulo, duas no Rio, uma em Recife e uma em Curitiba). Até o final do ano este número será dobrado. O custo inicial do investimento é de US$ 10 milhões. A DM montou também um centro operacional em Barueri, na Grande São Paulo, e uma oficina central no bairro da Lapa, em São Paulo.
Mais vendidos
Buteler acredita que o Espero fique entre os dez importados mais vendidos até o final do ano. "Ele está na faixa de preço dos nacionais Vectra e Tempra e dos importados Renault 21 e Hyundai Elantra. Além disso é um produto equivalente ao Peugeot 405 e ao Toyota Corolla, que custam bem mais".
Este ano devem ser vendidos 2.200 Esperos. O restante das vendas da Daewoo ficará por conta do Prince e do Super Salon, modelos mais luxuosos, com preço entre US$ 37 mil e US$ 40,5 mil.
A Daewoo é o segundo maior grupo industrial da Coréia do Sul, ficando atrás apenas da Samsung. No setor automobilístico, produziu 600 mil veículos no ano passado –entre caminhões, ônibus e automóveis–, distribuídos principalmente na Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Na América do Sul, o principal mercado é o Chile, onde foram vendidos 9.000 veículos em 93.
A montadora planeja instalar uma fábrica na América do Sul até o ano 2000. Buteler disse que a Daewoo tem projetos em andamento e que Brasil e Argentina são os locais preferidos para a construção da nova unidade.

Texto Anterior: Mappin festeja sucesso de loja eletrônica
Próximo Texto: Privatizar e tornar pública
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.