São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petrobrás conhecia Albacora desde janeiro

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A Petrobrás mostrou ontem documento que demonstra que ela já conhecia o campo gigante de petróleo de Albacora Leste, com 550 milhões de barris de óleo, desde 16 de janeiro deste ano, quando havia concluído sua avaliação.
A descoberta do campo só foi anunciada em 2 de março, junto com outros três que ainda estavam em fase de avaliação, elevando o total das reservas divulgadas para um bilhão de barris.
O diretor de exploração e produção da Petrobrás, João Carlos França de Luca, disse que Albacora Leste só não foi divulgado antes dos demais porque foi necessária uma reavaliação, diante das dimensões da descoberta, para evitar o risco de um anúncio equivocado. Ele disse ainda que há chances de em abril a estatal anunciar novas descobertas.
A Petrobrás explicou ontem as razões do anúncio simultâneo das quatro descobertas. A coincidência vem sendo questionada, em artigos na Folha, pelo físico Rogério Cézar de Cerqueira Leite, membro do Conselho Editorial do jornal.
A dúvida é se a Petrobrás teria feito a divulgação conjunta para causar impacto, como forma de combater as propostas de acabar com o monopólio estatal do petróleo que tramitam na revisão constitucional. "Absolutamente", afirmou França de Luca.
Além de Albacora Leste, foram anunciadas no dia 2 as descobertas dos campos de Marlim Leste (185 milhões de barris), Guarajuba (150 milhões) e Caratinga (130 milhões). Os quatro são na Bacia de Campos, que responde por cerca de 60% da produção brasileira.

Texto Anterior: Privatizar e tornar pública
Próximo Texto: Lei barra investimento do setor de farmácias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.