São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formulários e disquetes chegam no dia 4

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir do dia 4 de abril a Secretaria da Receita Federal vai colocar à disposição dos contribuintes pessoas físicas 20 milhões de formulários e 2 milhões de disquetes para a declaração do Imposto de Renda referente ao exercício de 1993. Outros 300 mil disquetes serão distribuídos para os contribuintes pessoas jurídicas. O prazo final para a entrega das declarações é 29 de abril e, segundo a Receita, não há possibilidade de adiamento.
Tanto os disquetes quanto os formulários poderão ser obtidos pelos contribuintes nas unidades da Receita e agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. No caso dos formulários, a Receita ainda está analisando a possibilidade de enviá-los pelo correio, assim como parte dos manuais. Estão sendo impressos 10 milhões de manuais.
No caso dos disquetes, o contribuinte poderá obtê-lo mediante a entrega de um outro disquete, virgem (de 5 1/4" dupla densidade e dupla face). Se optar por preencher sua declaração em disquete, o contribuinte não precisará fazer cálculos, fechar quadros e transportar valores. Além disso, o disquete também está programado para verificar percentuais e limites legais.
A Receita espera que mais contribuintes optem pela declaração em disquete neste ano. O secretário da Receita, Osiris Lopes Filho, argumenta que, além de oferecer maior comodidade –o preenchimento é feito em até duas horas, no máximo–, a declaração em disquete garante ao contribuinte com direito à restituição prioridade na devolução do Imposto de Renda cobrado a mais.
No exercício de 1993 (ano-base 1992), 90% das restituições relativas a declarações em disquetes foram liberadas até o segundo lote. Além disso, a chance de o contribuinte cair na "malha fina" da Receita é 20% menor quando a declaração é feita em disquete, uma vez que o programa elimina a probabilidade de erros de preenchimento.

Texto Anterior: IR isenta salário até 563,8 URVs
Próximo Texto: Fazenda prorroga parcelamento da Cofins
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.