São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
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'Trem Mistério' percorre ruínas dos EUA

CÁSSIO STARLING CARLOS
DA REDAÇÃO

O norte-americano Jim Jarmusch foi considerado, durante os anos 80, o genial cineasta da geração de independentes que, então, estourava. "Trem Mistério" é o último filme que dirigiu naquele período e, sintomaticamente, aquele que fez dissipar o encanto que cercava seu nome.
O culto em torno de filmes como "Estranhos no Paraíso" e "Daunbailó' encontrava apoio na, então, modernidade de um estilo, que se definia por uma atração pelo vazio, pela quase completa ausência de eventos narrados e por um modo original de constatar a falência da invenção. Fiel a esse estilo, o diretor o conservou em "Trem Mistério", mas os críticos, em sua avidez por novas tendências, reprovaram a insistência.
Nas três historietas que compõem o filme, Jarmusch reitera seu amor aos tipos que erram pelos inóspitos cenários urbanos. A paisagem é a Memphis desolada, eternamente saudosa de seus fantasmas afamados –Elvis Presley, Roy Orbinson, Carl Perkins. "Longe de Yokohama" –o episódio mais bem-sucedido dos três– mostra um casal de japoneses que vaga em busca de heróis extintos. Decepcionados, se trancam num quarto de hotel e se refugiam nas certezas da memória.
Aliás, o hotel –e não o trem– é o fio condutor das histórias. É ali que o bluesman Screamin' Jay Hawkins recebe os hóspedes para uma última homenagem aos mortos. Em "O Fantasma", Elvis volta como um fantasma em busca da amada, assombrando a noite de uma jovem viúva. "Perdidos no Espaço" mostra um inglês (interpretado pelo ex-vocalista do The Clash, Joe Strummer) à deriva, tentando se convencer de que ainda é possível ser um "outsider".
Depois de ter utilizado o preto-e-branco com maestria em seus primeiros filmes, Jarmusch optou por filmar em cores as ruínas ensolaradas do Tennessee, com o auxílio de Robby Mueller, o fotógrafo dos filmes de Wim Wenders. As nuanças de cada imagem contrastam com os vazios na ação e os tempos mortos, que continuam lá como que para atestar o renitente realismo que Jarmusch cultiva.
Ao evitar cair na retórica videocliposa dos últimos Wenders, Jarmusch sofreu um banimento injusto. Infelizmente, pois para ele a fé na imagem continua submetida à vontade de embelezar o mundo, mesmo quando este já perdeu a graça.

Lançamento: Trem Mistério
Diretor: Jim Jarmusch
Elenco: Screamin' Jay Hawkins, Joe Strummer, Nicoletta Braschi
Distribuição: Reserva Especial Cinema e Vídeo (av. Brigadeiro Luiz Antonio, 1.404, conjunto 21C; tel. 011/285-5599)

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