São Paulo, quinta-feira, 17 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Beleza possui traços universais, diz estudo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Olhos grandes, maçãs do rosto altas, mandíbula estreita, distância curta do nariz à boca e da boca ao nariz. Estes parecem ser os ingredientes fundamentais de um belo rosto feminino, segundo cientistas britânicos e japoneses.
A meta dos psicólogos das universidades de Saint Andrews (Reino Unido) e Oteman Gakuin (Osaka, Japão) era provar que o conceito instintivo de beleza encerra algo a mais do que a média (superposição) de muitos rostos, como sugeria outro estudo de 1990. Exagerando aqueles traços, mostraram que as faces se tornam mais atraentes tanto para observadores ocidentais quanto orientais.
Existe porém um limite para a acentuação dessas características, disse David Perrett, um dos autores do artigo publicado hoje na revista "Nature". Para ele, "os olhos se tornariam totalmente dominantes na face, em algum ponto, e ela tem de ser usada para comer e respirar".
Perrett e colaboradores não negam que a média exerça um efeito mais agradável, mas sim que a noção inata de beleza se resuma a esse critério. Eles submeteram uma bateria de 60 rostos femininos a estudantes dos dois sexos para que indicassem os mais bonitos. Depois, usaram computadores para fabricar um rosto médio a partir dos 15 mais votados e verificaram que ele despertava ainda mais preferência do que a média dos 60. A confirmação final veio com a manipulação das imagens para acentuar em 50% os traços mais destacados, como olhos grandes. Mais uma vez, foi um sucesso.

Texto Anterior: Cientistas acham gene de câncer no intestino; Alemão corta irrigação de sangue em tumores; Pai da bomba atômica quis cobaias humanas; Mamografia é ineficaz abaixo de 50, diz estudo; Russos acham múmia de 2.500 anos em gelo
Próximo Texto: Uso do AZT pode não compensar efeitos colaterais, sugere estudo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.