São Paulo, sexta-feira, 1 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alunos têm educação rural no primeiro grau

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 300 crianças da cidade de Uchôa (440 km de São Paulo) estão aprendendo educação rural a partir do 1º grau. É o projeto Semear, da Fundação Cargil.
O projeto começou a funcionar em 1993, na Escola Municipal Agregada do Bairro de São Miguel. No início, eram atendidas apenas duas classes. Hoje o projeto abrange cinco salas.
A matéria foi incluída no currículo normal e as crianças têm educação rural uma hora por semana. Há aulas práticas e teóricas. Nas práticas elas trabalham em uma horta construída na própria escola.
As crianças recebem sementes e cultivam as mudas em uma sementeira. Depois, elas transplantam as mudas para a horta e fazem a manutenção até a colheita.
A produção –repolho, brócolis, couve, tomate, rabanete e agrião– é usada para complementar a merenda escolar. O excedente, as crianças levem para casa.
Nas aulas teóricas –ministradas por uma engenheira agrônoma– elas aprendem inicialmente a reconhecer os diferentes tipos de vegetais e suas propriedades.
Nos anos seguintes, as aulas são mais específicas, chegando a ter no currículo técnicas de irrigação, controle de pragas e informações sobre uso de adubos.
O coordenador do projeto, Paulo Prestes, 58, diz que a fundação Cargil programou investimentos de US$ 300 mil durante os quatro anos de implantação.
"É um investimento pequeno, mas as crianças estão recebendo uniformes, tênis, alimentação e, o mais importante, aprendendo uma profissão ligada a sua realidade", afirma.

Esta coluna é publicada com o apoio da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. O endereço da entidade é avenida Pedroso de Moraes, 2.219, Pinheiros. CEP 05419-001, São Paulo-SP. Tel. (011) 814.9500.

Texto Anterior: Livro conta histórias de crianças trabalhadoras
Próximo Texto: CONHEÇA AS ACUSAÇÕES
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.