São Paulo, sábado, 9 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rédea curta; Amigo do peito; Fidelidade na marra; Cara do chefe; Primeiro passo; Apoio desejado; O entorno de Lula; Lição de vida

Rédea curta
Se vencer as prévias do PMDB, Quércia usará a sua influência no diretório para enquadrar deputados federais. Dispositivo da lei eleitoral dá à burocracia partidária o direito de negar legenda para os parlamentares se recandidatarem.

Amigo do peito
O dispositivo foi incluído na lei eleitoral -votada em 93- por insistência do então líder do PMDB, o quercista Genebaldo Correia (BA). Até então, os deputados federais eram considerados candidatos natos. Quércia sabia onde iria pisar.

Fidelidade na marra
Se vencer no PMDB, Quércia terá outro meio de brecar uma defecção rumo a FHC. É o item da lei que lhe permite intervir nos estados e cassar o tempo de TV do candidato a governador que apoiar presidenciável de outro partido.

Cara do chefe
Acusado de tentar beneficiar Sarney nas prévias, o presidente do PMDB, Luiz Henrique (SC), não está nem aí. Ironizado por vestir um jaquetão idêntico ao de Sarney, levantou as mãos e clamou: "Brasileiros e brasileiras!"

Primeiro passo
Na quinta, Sarney fez o primeiro movimento de campanha: foi ao Rio visitar Roberto Marinho.

Apoio desejado
Conta-se no PPR, que FHC, antes de encontrar-se com Maluf na quarta, já o procurara no dia de sua desistência à candidatura. Ligou três vezes, sem ser atendido.

O entorno de Lula
Sem uma força majoritária, o encontro estadual do PT-SP que começa hoje tende a uma composição pelo centro. Nem a "esquerda" nem a "direita" têm maioria. Reflete a tendência para o encontro nacional, em 30 de abril.

Lição de vida
Ao negociar o apoio do PTB a FHC, o banqueiro Andrade Vieira virou motivo de piada no Congresso. Tudo porque sempre disse: "Só especulo com dinheiro, nunca com votos". Os colegas parlamentares se deliciam: "Ele aprendeu."

Costura paulista
Na busca de alianças, Barros Munhoz (PMDB) tem encontro com a cúpula PL paulista na segunda. Em pauta: a candidatura de Romeu Tuma (PL) ao Senado.

Texto Anterior: Dando as cartas
Próximo Texto: Ao pé da letra; Ordem unida; Campeão mundial; Recuo estratégico; Elogio em boca própria; Marcha batida; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.