São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A criação e seu criado

INÁCIO ARAUJO

A situação é simples, em "Ensaio de Orquestra": um maestro tenta controlar uma orquestra cujos músicos escapam a seu controle. Habitualmente, fala-se que é um filme sobre a crise de autoridade, num momento em que radicais esquerdistas desafiavam o poder na Itália. Mas Fellini é um diretor que sempre fala de si mesmo. E um diretor equivale a um maestro. Pode-se pensar, então, num segundo estágio: ele estaria falando, também, da criação que escapa ao criador, das idéias que recusam seu autor, das personagens que se rebelam contra o universo em que são jogadas. Visto assim, "Ensaio" é também o instante em que o criador perde-se na multidão de sentimentos e idéias que procura ordenar. E torna-se seu criado. (IA)

ENSAIO DE ORQUESTRA (Prova d'Orchestra). Itália, 1979, 72 min. Direção: Federico Fellini. Com Balduin Baas. Legendado. Na Bandeirantes.

Texto Anterior: A morte como missão
Próximo Texto: Série usa humor para promover noção de civilidade no trânsito
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.