São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIS faz retrospectiva de Vladimir Carvalho

DA REDAÇÃO

Evento: Retrospectiva Vladimir Carvalho
Programação: hoje, "Conterrâneos Velhos de Guerra"; amanhã, "Vila Boa de Goyaz" e "O Evangelho Segundo Teotônio"; sexta, "A Bolandeira" e "O Homem de Areia"; sábado, "A Pedra da Riqueza" e "O País de São Saruê"; domingo, "Brasília Segundo Feldman", "Vestibular 70", "Paisagem Natural" e "Incelência Para um Trem de Ferro"
Horário: sempre às 20h30
Onde: Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, tel. 280-0896, Jardins, zona oeste de São Paulo)

O MIS (Museu da Imagem e do Som) promove, de hoje até domingo, uma retrospectiva dos trabalhos do documentarista Vladimir Carvalho.
A programação traz quatro longas do diretor, mais sete dos quinze curta-metragens de sua carreira.
Carvalho é um dos expoentes do movimento de cinema paraibano do fim da década de 60. Foi roteirista do curta "Aruanda", apontado pelo cineasta Glauber Rocha como marco do documentário moderno brasileiro.
Entre os filmes da mostra destacam-se "O País de São Saruê" (1971) e "Conterrâneos Velhos de Guerra" (1990).
"O País de São Saruê" acompanha a evolução econômica do centro da seca no sertão paraibano. O filme foi censurado e proibido no país por "ferir os interesses e a dignidade nacional".
A liberação só veio em 1979, quando conquistou o prêmio especial do júri no Festival de Cinema de Brasília daquele ano.
"Conterrâneos Velhos de Guerra", vencedor de vários prêmios nos festivais de Havana (Cuba), Gramado e Brasília, é uma crônica sobre a vida dos nordestinos que foram trabalhar na construção da capital nacional.
Carvalho colheu 50 horas de entrevistas e 60 horas de material filmado, mobilizando dez fotógrafos em 19 anos de trabalho.

Texto Anterior: Nem tema espírita ressuscita La Torloni
Próximo Texto: Shiró mostra coerência na metamorfose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.