São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Câmara cassa suplente Feres Nader

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara cassou ontem o suplente de deputado Feres Nader (PTB-RJ). Foi o primeiro dos 18 parlamentares acusados pela CPI do Orçamento a ser punido. Com a cassação, o suplente fica proibido de se candidatar pelo menos até as eleições de 1998.
Nader não poderá concorrer às eleições gerais deste ano nem às eleições municipais marcadas para 1996. Também está proibido de assumir a cadeira de deputado, caso haja vaga. O titular da cadeira, no PTB, é o deputado Fábio Raunheitti (RJ), que também pode ser cassado.
O advogado de defesa de Nader, Vicente Vieira Ferreira, anunciou que vai recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) para contestar a decisão.
A Câmara considerou que Nader teve um comportamento inadequado a um parlamentar (falta de decoro), base legal para a cassação, aprovando o parecer do relator do processo, deputado José Abrão (PSDB-SP).
Entre as acusações, Abrão concluiu que Nader desviou US$ 6 milhões de subvenções sociais destinadas à Sobeu (Sociedade Barramansense de Ensino Superior), dirigida por ele.
"Me poupem de uma crucificação injusta. Vão condenar um homem honesto e decente", afirmou Nader. O suplente de deputado afirmou que as acusações contra ele são mentirosas.
O advogado de Nader contestou a legalidade da cassação. Segundo ele, como o deputado é suplente e não tem mandato, não poderia ser cassado. Os deputados, no entanto, aprovaram o parecer do relator.
Abrão considerou que o desvio de dinheiro foi feito no período em que Nader era deputado e que existe a hipótese real de Nader assumir um mandato novamente com a possível cassação do titular, deputado Fábio Raunheitti (PTB-RJ), também acusado pela CPI.
A maioria dos deputados considerava inevitável a cassação de Nader. Nenhum deles subiu à tribuna para defendê-lo. A defesa de Nader foi feita pelo seu advogado e por ele próprio.

Texto Anterior: Benevides faz lobby para o filho
Próximo Texto: TSE amplia número de vagas em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.