São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TSE amplia número de vagas em SP

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

TSE amplia número de eleitos em SP
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baixou resolução fixando em 94 o número de deputados estaduais de São Paulo a serem eleitos em 3 de outubro. Hoje são 84. A medida é consequência da ampliação da bancada federal paulista.
Ao baixar resolução fixando o número de membros da Câmara dos Deputados e das Assembléias Legislativas, o TSE decidiu que nenhum Estado terá sua representação federal reduzida este ano.
A única bancada federal modificada foi a de São Paulo, que passou de 60 para 70 cadeiras. Com isso, o total de deputados federais do país passa de 503 para 513.
A resolução foi baixada com base na lei complementar 78, que determinou que as bancadas federais fossem ajustadas em proporção à população dos Estados. Com 32,6 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso.
A lei foi proposta no Congresso através de projeto de lei apresentado pelos líderes dos partidos, entre eles José Serra (PSDB-SP) e Genebaldo Correia (PMDB-BA). O governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho, trabalhou por sua aprovação.
O critério da proporcionalidade exigiria que Rio, Paraná, Maranhão, Paraíba, Piauí e Espírito Santo perdessem um deputado cada. Goiás teria que perder três. Essas vagas iriam para a Bahia (três), Minas (dois), Pará (dois), Rio Grande do Sul (um) e Rio Grande do Norte (um).
O TSE, porém, entendeu que nenhuma bancada poderia ser reduzida este ano porque a lei complementar 78 só foi publicada em janeiro último. (Gutemberg de Souza)

Texto Anterior: Câmara cassa suplente Feres Nader
Próximo Texto: Denúncias questionadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.