São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato joga com impasse dos grupos do PT

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Nenhum grupo interno do PT deve chegar ao Encontro Nacional do partido com maioria para impor o tom do programa de governo de Lula. A necessidade de negociação reforça o cacife de Lula.
Até agora, já foram escolhidos 54% dos delegados ao encontro. O grupo de Lula, o "Unidade na Luta" (que fica no "centro" político da legenda), cresceu em Estados importantes como o Rio Grande do Sul.
Em compensação, a extrema-esquerda petista ("Na Luta PT"), avançou em grandes colégios internos do PT. É o caso, por exemplo, de Minas. Lá, os radicais elegeram 25% dos delegados.
O encontro, que começa no final deste mês e termina em 1 de maio, vai votar a versão definitiva do programa de governo que será defendido por Lula na campanha eleitoral.
Lula está articulando um acordo entre o seu grupo e a "Opção de Esquerda" (esquerda no espectro político petista) para chegar ao evento com uma maioria sólida.
Ainda faltam definir delegados de Estados como Rio, Bahia, Ceará e Pernambuco. Mas é dado como certo no PT que é impossível qualquer reversão que permita a um grupo sozinho obter mais da metade dos delegados.
Com a constatação de que ninguém poderá passar o rolo compressor no encontro, Lula está preparando um discurso para a abertura da reunião em que jogará o destino de sua candidatura no bom senso partidário.
Lula pensa em argumentar que está começando a campanha, tocada até agora basicamente por ele e seu grupo mais próximo, com 36% das intenções de voto, segundo o Datafolha.
Por isso, a responsabilidade de não permitir a queda passará, na ótica de Lula, pela obrigatoriedade de evitar a radicalização.

Texto Anterior: Lula promete manter programa espacial
Próximo Texto: 'Lula caminha para a direita', diz Mario Amato
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.