São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
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Assessora de Clinton aponta mudanças na mídia

DA REPORTAGEM LOCAL

Os políticos devem encontrar novos caminhos de comunicação com o público se quiserem ser bem sucedidos em eleições.
O conselho foi dado ontem pela norte-americana Harriet Mouchly-Weiss durante o seminário "Marketing Político, o X da Questão".
Ela é especialista em marketing político e foi responsável pela campanha do atual presidente dos EUA, Bill Clinton.
"A mídia está mudando. Nos EUA nós já não temos apenas três grandes redes de televisão. Nós temos a TV a cabo e novas tecnologias à disposição do público", explicou.
Na opinião de Harriet, as últimas eleições presidenciais dos EUA indicaram uma mudança de comportamento dos candidatos. "Clinton foi tocar saxofone em um programa de TV e apareceu na MTV", disse.
Harriet citou também o exemplo do empresário Ross Perot, que preferiu anunciar sua candidatura durante um programa de TV e não em uma entrevista convencional à imprensa.
Outra forma de comunicação direta com o público utilizada nas eleições foram programas em que o candidato respondia diretamente a perguntas formuladas via satélite por eleitores de diferentes cidades.
O telemarketing é outro caminho de comunicação direta usado cada vez mais nos EUA.
Segundo o publicitário norte-americano John Marttila, o telemarketing pode ser utilizado para arrecadação de fundos.
"Para usar esse instrumento, o candidato deve saber de onde vem o dinheiro", afirmou Marttila. Ele explica que a maioria das contribuições nos EUA vêm de pessoas com formação universitária e de alto poder aquisitivo.
Nos EUA, cada eleitor pode contribuir com US$ 1.000 para campanhas eleitorais.

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