São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
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Vendas de pequenos supermercados crescem 5%

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de dois meses consecutivos de queda, as vendas nos pequenos supermercados fecharam o mês passado com alta real –descontada a inflação– de 5% em relação a março de 93.
Os dados, preliminares, são do Sincovaga, sindicato que reúne 35 mil estabelecimentos de pequeno e médio portes do Estado de São Paulo.
Comparado com fevereiro de 94, o crescimento foi de 6%, revela a pesquisa. Cerca de 70% dos itens são alimentos e artigos de higiene e limpeza.
As estatísticas da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que reúne os estabelecimentos de grande porte, não foram divulgadas.
Mas segundo o vice-presidente da entidade, Firmino Rodrigues Alves, março deve registrar crescimento de vendas em relação a fevereiro e a igual período de 93.
O resultado foi revertido por causa das vendas da Páscoa. Até o dia 15, os supermercados resgitravam recuo de 10% nos negócios em relação a igual período de 93.
Leonel Tinoco, assessor e economista do Sincovaga, diz que o crescimento é sazonal. Segundo ele, as vendas normalmente se recuperam a partir de março.
O economista não interpreta esse resultado como um aumento no poder de compra dos salários indexados à URV. "O consumidor está mais cauteloso."
A reversão, no entanto, é significativa. Fevereiro de 94 fechou com queda de 2% em relação ao mês anterior e de 15% comparado a igual período de 93.
Em janeiro o desastre foi maior. O recuo nas vendas foi de 27,5% em relação a dezembro de 94 e de 14% sobre janeiro de 93.
Um fator que pode ter jogado a favor do incremento nas vendas dos pequenos supermercados em março é que eles compraram no atacado –que tinha preços em cruzeiros reais e, mais em conta. Isso pode ter atraído os consumidores para as pequenas lojas que evitaram comprar volumes significativos nas grandes redes.
Mas essa alternativa para os pequenos supermercados já está se esgotando. Motivo: o atacado começa a recompor os estoques comprando da indústria em URV.
Dados da Bolsa Eletrônica Interstocks (Beis) indicam que os preços no atacado (associados à Beis) subiram 11,25% na semana de 28 de março a 4 de abril, comparado com a semana imediatamente. A alta projetada em 30 dias é de 57,91%.
Segundo Tinoco Neto, o reflexo desses aumentos é a queda na participação dos pequenos estabelecimentos nas vendas globais dos supermercados. Como as grandes redes têm maior poder para negociar com a indústria, elas conseguem fazer grandes promoções.
Isso acaba jogando para escanteio os pequenos supermercados. A sua participação no total das vendas do setor que girava em torno de 40%, hoje recuou para 35%, diz o economista. (MCh)

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