São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor de cartão de crédito avalia mercado para financiar em URV

DA REPORTAGEM LOCAL

As administradoras de cartão de crédito esperam a "acomodação" do mercado financeiro para anunciar nos próximos dias a data em que començam os financiamentos em URV e suas taxas de juros.
Segundo o presidente da Abeccs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços), Nilton Volpi, a medida deve aumentar a utilização do cartão.
A redução das taxas nominais, "que podem ficar em 4% a 5% ao mês, por exemplo, não afugentaria o usuário, que hoje se assusta com os 50% a 60% cobrados todo mês sobre os saldos em cruzeiros reais não quitados", avalia Volpi.
A medida, para o presidente da Abeccs, contribuiria para que o nível de endividamento do brasileiro via cartão, um dos mais baixos do mundo, cresça.
"Hoje, 80% dos saldos devedores são pagos no primeiro vencimento e só 20% refinanciados", afirma.
Segundo Volpi, o volume de venda em março via cartão esteve dentro das perspectivas das administradoras, apesar do consumidor ainda ter o raciocínio inflacionário do cruzeiro real.
Gil Moro, da American Express, diz que em março houve redução no volume de vendas, "mas nada significativo". Segundo ele, a análise de anos anteriores revela que a queda é normal em março.
A redução de até 20% nos setores em que essa influência se verificou, restaurantes e vestuário, por exemplo, foram compensadas, segundo Volpi, pela adesão de outros, que estavam afastados do sistema, como supermercados e companhias aéreas.

Texto Anterior: Vendas de pequenos supermercados crescem 5%
Próximo Texto: Preço do café recua 1,49% em Londres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.