São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
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EMPRESA

A organização é vista como um grande processo, que recebe insumos, informações e recursos do ambiente, processa-os e devolve ao ambiente produtos e serviços, informações, recursos etc.

PROCESSOS
O "processo empresa" se subdivide em vários outros subprocessos, que se subdividem em atividades e estas em tarefas. Estes subprocessos se referem a setores organizacionais diversos, como finanças, produção, pessoal, marketing, RH, vendas.

CADEIA CLIENTE-FORNECEDOR
Processos e subprocessos estão integrados. Um processo é cliente do processo anterior e fornecedor do processo posterior.

QUALIDADE NO PROCESSO
Todo processo tem uma razão de ser e deve resultar em produtos ou serviços que:
- correspondam a uma necessidade, utilização ou aplicação bem definida;
- satisfaçam os clientes;
- atendam às normas e especificações;
- estejam disponíveis a preços competitivos;
- sejam providos a custo que proporcione lucro.

PROBLEMAS
Se existem problemas na execução dos subprocessos, eles podem estar relacionados com falhas na definição dos processos, defeitos nos produtos ou serviços, desperdícios e outras ocorrências que caracterizam a não-qualidade. Estes problemas podem ser identificados pela gerência de processos. Problema é a diferença entre a situação desejada e a situação do momento. Pode ser considerado sinônimo de erro, desvio ou não-conformidade, desperdício.

CAUSAS
Problemas encontrados nos diversos subprocessos organizacionais possuem causas próprias. Quando identificadas, mostram relação de causa-efeito com os problemas a que estão relacionadas.

SOLUÇÕES
Ao eliminarmos as causas de um problema, automaticamente eliminamos o problema. É necessário buscar soluções, com o objetivo imediato de eliminar as causas.

AÇÕES
Uma solução, para ser eficaz, precisa ser implantada, transformada em ações. Colocadas em prática pela organização cumprirão seu papel de eliminar o problema.

RESULTADOS
Toda ação gera resultados. Consequentemente, a empresa deve implantar um acompanhamento adequado das ações em execução, para que assim possa se assegurar de que os resultados esperados foram mesmo alcançados.

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