São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994 |
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EMPRESA A organização é vista como um grande processo, que recebe insumos, informações e recursos do ambiente, processa-os e devolve ao ambiente produtos e serviços, informações, recursos etc. PROCESSOS O "processo empresa" se subdivide em vários outros subprocessos, que se subdividem em atividades e estas em tarefas. Estes subprocessos se referem a setores organizacionais diversos, como finanças, produção, pessoal, marketing, RH, vendas. CADEIA CLIENTE-FORNECEDOR Processos e subprocessos estão integrados. Um processo é cliente do processo anterior e fornecedor do processo posterior. QUALIDADE NO PROCESSO Todo processo tem uma razão de ser e deve resultar em produtos ou serviços que: - correspondam a uma necessidade, utilização ou aplicação bem definida; - satisfaçam os clientes; - atendam às normas e especificações; - estejam disponíveis a preços competitivos; - sejam providos a custo que proporcione lucro. PROBLEMAS Se existem problemas na execução dos subprocessos, eles podem estar relacionados com falhas na definição dos processos, defeitos nos produtos ou serviços, desperdícios e outras ocorrências que caracterizam a não-qualidade. Estes problemas podem ser identificados pela gerência de processos. Problema é a diferença entre a situação desejada e a situação do momento. Pode ser considerado sinônimo de erro, desvio ou não-conformidade, desperdício. CAUSAS Problemas encontrados nos diversos subprocessos organizacionais possuem causas próprias. Quando identificadas, mostram relação de causa-efeito com os problemas a que estão relacionadas. SOLUÇÕES Ao eliminarmos as causas de um problema, automaticamente eliminamos o problema. É necessário buscar soluções, com o objetivo imediato de eliminar as causas. AÇÕES Uma solução, para ser eficaz, precisa ser implantada, transformada em ações. Colocadas em prática pela organização cumprirão seu papel de eliminar o problema. RESULTADOS Toda ação gera resultados. Consequentemente, a empresa deve implantar um acompanhamento adequado das ações em execução, para que assim possa se assegurar de que os resultados esperados foram mesmo alcançados. Texto Anterior: Como melhorar os processos e tomar as decisões certas Próximo Texto: </FD:ASSUNTO>VISÃO MODERNA X ANTIGA Índice |
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