São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Receita necessária

DEMIAN NECESSÁRIA

DEMIAN FIOCCA

A situação pré-falimentar do Estado brasileiro é talvez o principal motivo da instabilidade econômica. A credibilidade da moeda depende da solidez do Estado que a emite.
A deterioração das contas públicas ocorreu pari passu ao sucateamento da própria administração.
O Estado veio prestando serviços cada vez piores e recorrendo a expedientes cada vez mais tortuosos para contornar os desequilíbrios.
Para resgatar a imprescindível credibilidade da moeda é necessário não só equilibrar o Orçamento, mas, também, ordenar e dar transparência à administração pública.
Este segundo processo, mais longo e difícil, depende das orientações macroeconômicas, assim como de uma série de iniciativas saneadoras menores, porém não menos importantes.
Nesse sentido, o processo de reaparelhamento da Receita Federal, que recebeu um novo impulso no início desta semana, com o sinal verde do ministro Ricupero, deve ter um efeito positivo para a estabilização.
Se não por razões morais, pela necessidade de transparência, é mais do que aconselhável que as demandas por eventuais reduções de impostos se realizem na discussão de alíquotas e não pelo expediente da sonegação.
DEMIAN FIOCCA, 25, é economista e pós-graduando do curso de economia da Universidade de São Paulo (USP).

Texto Anterior: O sobe desce das Bolsas
Próximo Texto: Os organismos multilaterais e o Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.