São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computador permite a funcionário adaptar treinamento a sua rotina

DCM
DA REPORTAGEM LOCAL

Computador permite a funcionárioadaptar treinamento a sua rotina
Os programas de computador especialmente desenvolvidos para treinamento são mais uma ferramenta que a área de recursos humanos já está usando nas empresas.
Essa metodologia traz a vantagem de atingir um grande número de funcionários de forma individual. Também pode reduzir os custos que um curso formal gera.
Os programas disponíveis no mercado possibilitam aos coordenadores apresentar conceitos utilizando recursos gráficos, animações e simulações da realidade.
A operação do computador também tende a ser simplificada. Isso permite que os cursos sejam acessíveis a usuários não-iniciados em informática.
"Os cursos aplicados por meio de computadores tendem a ser dinâmicos e a permitir uma interação maior com o usuário", defende Félix Crespo Júnior, 28, gerente de produto da Legend do Brasil. A empresa importou dois programas especiais para treinamento, o Phoenix e o Syllabus.
Para os profissionais, uma das principais vantagens do treinamento por computador é que ele evita seu desolocamento da empresa e não exige horários fixos. Basta ligar o computador disponível no local de trabalho na hora em que o profissional quiser –ou que sua rotina permitir.
Outra vantagem para o funcionário é não ter a obrigação de fazer determinado curso de uma só vez. Quem impõe o ritmo de aprendizado é o próprio aluno, que pode dividir um curso de 30 minutos, por exemplo, da maneira que achar mais conveniente.
O Banco Econômico é uma das empresas que já usam o treinamento por computador. "Queremos elaborar cursos para todas as funções existentes em uma agência bancária", diz José Eduardo Alves dos Santos, 32, analista de recursos humanos e coordenador do programa de treinamento.

Texto Anterior: Empresas dos EUA obrigam seus principais executivos a ter ações
Próximo Texto: Curso vira fonte de consulta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.