São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda termos mais comuns

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Entenda alguns termos mais comuns
A remuneração de um profissional é a soma de seu salário fixo com a parte variável e os benefícios (por exemplo, seguro de vida e assistência médica pagos pela empresa). Conheça abaixo outros termos relacionados a políticas de remuneração:

Nível hierárquico – grupo de cargos que estão no mesmo "degrau" na empresa, de acordo com o organograma (gráfico que representa as inter-relações, atribuições e salários das várias áreas da organização). Por exemplo: os gerentes compõem um nível hierárquico que está acima dos supervisores e abaixo dos diretores.

Benefícios – concessões feitas pelo empregador aos empregados que não estão vinculadas aos salários. Algumas, como o vale-transporte, são obrigatórias por lei e direito dos trabalhadores. Outras, como a cesta básica e a assistência médica, podem ser concedidos pelo empregador contanto que não haja descontos nos salários.
A expressão também pode ser usada como sinônimo de remuneração variável e de bônus. Nesse caso, refere-se a uma quantia variável, em dinheiro, paga pelo empregador e calculada conforme os ganhos de produtividade dos profissionais e da empresa.(DCM)

Texto Anterior: Salário deve ser avaliado de forma 'global'
Próximo Texto: Empresas dos EUA obrigam seus principais executivos a ter ações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.