São Paulo, quarta-feira, 4 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula aplaude `Lamarca', o filme

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva aplaudiu o filme "Lamarca" em sua pré-estréia em São Paulo, anteontem à noite, no Espaço Banco Nacional de Cinema.
O candidato do PT à Presidência criticou, no entanto, o "militarismo" de Carlos Lamarca (1937-71) e seus companheiros de guerrilha.
"Acho que, na visão do Lamarca, como na do Luís Carlos Prestes (líder comunista morto em 1990), faltava um componente político, de organização da sociedade".
Para Lula, "eles tinham uma visão militarizada, de capitão," do processo político.
Segundo o petista, "o filme tem o mérito de mostrar para a juventude, 20 anos depois, uma visão diferente daquela que os militares venderam".
"Para justificar sua violência, os militares conseguiram vender o inimigo como um monstro muito maior que a realidade", acrescentou.
Lula tinha 25 anos quando Lamarca, que aderira à luta armada contra o regime militar, foi morto, em setembro de 71.
A imagem que Lula tinha então do ex-capitão era a de "uma pessoa que despertou para as injustiças sociais e começou a tentar, à sua maneira, resolver os problemas no país".
Terminada a sessão, Lula cumprimentou efusivamente o ator petista Paulo Betti, que interpreta Lamarca no filme.
No saguão do cinema, onde cintilavam outras estrelas petistas como a ex-prefeita Luiza Erundina e o candidato a governador José Dirceu, Lula foi abordado pelo cineasta Arnaldo Jabor, articulista da Folha.
Depois de dizer que existe na esquerda, e em setores do PT, uma "sedução pelo martírio", Jabor quis saber se Lula achava o filme um elogio ou uma crítica a essa tendência.
"Vejo o filme muito mais como uma crítica que como elogio", respondeu Lula.
"Na minha atividade política, descobri que você pode fazer uma opção pelos pobres sem fazer coisas que sabe de antemão que são difíceis de dar certo", acrescentou Lula.

Filme: Lamarca
Direção: Sérgio Rezende
Elenco: Paulo Betti, Carla Camurati
Estréia: sexta-feira em São Paulo, Campinas, Rio, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre e Brasília

Texto Anterior: Lula reage às críticas ao programa do PT
Próximo Texto: Orçamento revisto cresce US$ 12,95 bi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.