São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Super fim-de-semana vai indicar o anti-Lula

Três partidos fazem convenções entre sexta e domingo

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O próximo final de semana será o "super-fim-de-semana" que indicará de uma vez todos os candidatos que têm chance, muita ou pouca, de se transformar no anti-Lula da sucessão presidencial.
É o equivalente brasileiro da super-terça-feira norte-americana, o dia em que se realiza uma coleção de eleições primárias dos dois principais partidos, o Republicano e o Democrata.
No Brasil, entre a sexta-feira (coincidentemente um dia 13) e o domingo, dia 15, fazem suas convenções o PSDB e o PDT, enquanto o PMDB faz a sua prévia, o mais próximo similar das primárias norte-americanas.
A julgar pelas pesquisas, o candidato presidencial de um desses três partidos será o principal anti-Lula, ou seja, o provável adversário de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, se houver segundo turno.
A pesquisa mais recente do Datafolha coloca, por ora, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como o segundo colocado. Mas a convenção dos "tucanos", que seria mera formalidade, agora promete uma disputa, já que o ex-governador da Bahia e atual deputado federal, Waldir Pires, anuncia a sua inscrição para enfrentar FHC.
Suas chances parecem mais do que remotas, mas de qualquer forma cria um constrangimento.
A convenção do PSDB, para dar um sabor mais popular a um partido com fama de ter raízes apenas nas elites e na classe média, será em Contagem, cidade industrial vizinho a Belo Horizonte (MG).
O segundo lugar de FHC está ameaçado, sempre conforme o mais recente Datafolha, pelo ex-presidente José Sarney, se este conseguir derrotar Orestes Quércia na prévia peemedebista.
A prévia será nacional e ganhou importância ainda maior porque, conforme o vencedor, abre para o PFL a hipótese de mudar de coligação.
Se Sarney vencer, o pedaço "sarneyzista" do PFL fará força para que este partido se alie ao ex-presidente e não ao PSDB.
O PDT fará sua convenção, no dia 15, em São Paulo. Leonel Brizola (PDT) fica em terceiro lugar no Datafolha, quando Quércia é listado como candidato do PMDB, mas empatado estatisticamente com este (8% para o pedetista e 7% para Quércia).
Já quando se supõe Sarney como candidato peemedebista, Brizola cai para o quarto lugar, embora mantenha os 8%. Na quarta-feira, dia 18, é a vez da convenção do PFL, já com todas as cartas colocadas à mesa.

Texto Anterior: PFL já considera Sarney como alternativa a FHC
Próximo Texto: Em busca de mais qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.