São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Projeto ecológico' vence concurso em SP

TELMA FIGUEIREDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O projeto dos arquitetos Carlos Eduardo Bianchini, 33, e José Luiz Tabith Jr., 32, ficaram com o primeiro lugar em concurso promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Habitação.
Pela primeira vez em 30 anos, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) realizou concurso público para definir projeto de uma de suas obras.
A iniciativa também contou com o apoio do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil). Os dois arquitetos –do Grupo Itapeti de Arquitetura– concorreram com outros 140 escritórios.
Eles venceram o desafio de ocupar uma área de 196 mil m2 com declividade acentuada, localizada no interior do Estado, em Itatiba (90 km a norte de SP)
A premiação aconteceu no dia 6 de abril. Além do prêmio de US$ 10 mil, os arquitetos serão contratados para desenvolver o projeto, a ser construído pelo CDHU.
A vizinhança da área escolhida já conta com vários conjuntos habitacionais prontos, também viabilizados pelo governo do Estado.
"O concurso foi importante por resgatar a discussão conceitual entre dignidade da habitação popular e a questão do meio ambiente", afirma Bianchini.
O tema proposto pelo concurso, "Habitar com o Ambiente", foi seguido à risca pelo projeto vencedor, que optou pela preservação de quase toda a mata local.
"A solução ocupa apenas 9% da terreno para a construção do complexo, que inclui edifícios e equipamentos comuns, como creche, escola, posto de saúde, áreas para comércio e lazer", diz Bianchini.
A posição de implantação dos equipamentos comuns permite que os conjuntos já prontos também usufruam da nova infra-estrutura.
O projeto respeitou a topografia natural da área, que apresenta grande declividade.
Segundo Tabith Jr., um projeto que implicasse em grandes movimentações de terra elevaria o custo, além de agredir o ambiente.
A solução prevê a construção de um total de 374 apartamentos, em quatro blocos. Há unidades de um, dois e três quartos, com área útil entre 38 a 59 m2.
O custo do projeto gira em torno de US$ 220 o m2, incluindo a infra-estrutura.

Texto Anterior: Preço de chácara cai em até 30% em SP
Próximo Texto: Construtora cria novo sistema de incorporação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.