São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real vai circular a partir de 1º de julho

Itamar Franco faz anúncio oficial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco anunciou ontem a implantação da nova moeda, o real, a partir de 1º de julho.
Ao referir-se ao plano de estabilização, Itamar chamou-o de "Plano Real" –e não de Plano FHC.
Em pronunciamento de nove minutos, Itamar lembrou apenas que o plano de estabilização econômica foi "projetado na gestão" do ex-ministro da Fazenda.
"Acreditemos, pois, no Plano Real, projetado na gestão do ex-ministro Fernando Henrique Cardoso, e agora implementado pelo ministro Rubens Ricupero", disse Itamar.
O presidente cobrou do Congresso a aprovação imediata da MP da URV. O governo espera que a MP seja votada hoje ou amanhã. "Eu teria preferido anunciar a data de chegada do real já com a MP aprovada pelo Congresso", disse.
Segundo Itamar, a implantação do real será a "virada decisiva na luta contra a inflação e a favor do desenvolvimento". Disse que a moeda do país "é um símbolo de sua soberania".
No pronunciamento, diante de todos os ministros, o presidente Itamar também disse que quer entregar a seu sucessor "um país com a economia em ordem, com a casa arrumada".
Para o presidente Itamar, as condições são favoráveis à estabilização da economia. Ele citou a negociação da dívida externa, o equilíbrio entre despesas e receitas da União e a perspectiva de uma maior safra agrícola como fatores positivos.

Texto Anterior: Governo mantém sigilo sobre novas regras
Próximo Texto: FHC faz campanha no anúncio da data
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.