São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC vai dar prazo para os cheques pré-datados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central vai estabelecer um prazo para que os cheques emitidos em cruzeiros reais possam ser depositados e compensados na rede bancária após a implantação do real, em 1º de julho.
A necessidade de os bancos aceitarem cheques em cruzeiros reais mesmo após 1º de julho foi reconhecida ontem pelo diretor de Administração do BC, Carlos Eduardo Andrade.
Ele não soube informar se o prazo valerá inclusive para cheques em cruzeiros reais com data posterior a 30 de junho, quando o cruzeiro real não mais existirá.
Em princípio, só seriam aceitos cheques em cruzeiros reais com data até 30 de junho. Portanto, um alerta para os comerciantes é que não aceitem cheques em cruzeiros reais com data posterior.
Se o preço do produto estiver em URV, fica mais fácil aceitar pré-datados para após 30 de junho.
Se um produto custa 20 URVs, por exemplo, basta fazer um cheque de 20 reais, porque uma URV vai valer exatamente um real. Mas a data do cheque deve ser posterior a 1º de julho.

Texto Anterior: BC diz que poupança "não será garfada"
Próximo Texto: Leia a integra da entrevista de Ricupero
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.