São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leite interditado pela Vigilância Sanitária é liberado em todo Estado

DAS REGIONAIS

As marcas de leite interditadas na semana passada sob suspeita de contaminação por chumbo foram liberadas ontem para comercialização em todo o Estado.
A decisão foi tomada ontem à tarde, em reunião realizada na Secretaria de Saúde do Estado, depois que nova análise verificou queda nos níveis de chumbo do leite.
O comunicado oficial da Vigilância Sanitária deve ser publicado no Diário Oficial de hoje.
A Vigilância Sanitária Estadual havia determinado, na última quarta-feira, a interdição cautelar (suspensão provisória da venda no mercado) em todo Estado do leite tipo C das marcas Cooper, Comevap, Parmalat, Vip, Serramar e do tipo A da Itambi.
As amostras que serviram de base para essa decisão foram coletadas no dia 25 de abril.
Na segunda análise, o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo analisou amostras de 11 marcas de leites tipo A, B, C, longa vida integral, longa vida semi-desnatado e longa vida magro.
As amostras foram coletadas na semana passada, na região do Vale do Paraíba.
As duas são da marca Cooper (Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos) revelaram índice de 0,06 e 0,07 mg de chumbo por quilo de leite.
O índice máximo estabelecido pela tabela do Dinal (Divisão Nacional de Alimentos), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, é de 0,05 mg por quilo de leite.
A maioria das empresas que produzem leite das marcas interditadas não tinha sido comunicada ontem sobre a liberação do produto.
O presidente da Cooper, Benedito Vieira Pereira, 49, afirmou que pretendia distribuir leite C nos postos de venda hoje.
O diretor-administrativo da Parmalat, Atílio Ortoloni, 45, disse que a empresa poderá retirar da Justiça o mandado de segurança impetrado contra a Secretaria de Saúde do Estado na última sexta-feira.
No mandado, a empresa pede a liberação da venda de seu leite alegando "abuso de autoridade" por parte da Vigilância Sanitária, que não permitiu o acompanhamento da primeira análise do leite.

Texto Anterior: Comércio vende menos no Dia das Mães
Próximo Texto: Supermercado adota URV antes do real
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.