São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar quer acabar com PF e criar Polícia Judiciária

SÔNIA MOSSRI; DANIELA PINHEIRO; WILLIAM FRANÇA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco estuda a extinção da Polícia Federal. A idéia é criar um Polícia Judiciária, subordinada ao Ministério Público Federal.
O procurador-geral da República, Aristides Junqueira, é favorável à criação da Polícia Judiciária, semelhante ao modelo existente nos EUA e na Itália.
A criação da Polícia Judiciária exigiria a aprovação de emenda constitucional por 60% do Congresso.
Independentente da proposta da Polícia Judiciária, Itamar está disposto a assinar decreto transferindo a emissão de passaportes para os governos estaduais.
Esse seria o primeiro passo para esvaziar as funções administrativas realizadas pela PF.
A Polícia Judiciária não incluiria as atuais funções administrativas da PF, como emissão de passaporte, além da vigilância de fronteiras, portos e aeroportos.
Cerco à PF
No segundo dia do cerco à sede da PF, em Brasília, o comportamento dos soldados do Exército em nada lembrou a ostensiva barricada armada na madrugada de quarta-feira. O número de soldados diminuiu de 600 para 300.
A calmaria proporcionou aos soldados uma tranquila sesta com direito a cochilo à sombra de àrvores. Os cães farejadores da PM também tiveram seu dia de folga: dormiram por toda tarde.
A ausência dos grevistas contribuiu para o clima relaxado. Os agentes federais em greve foram orientados ontem a evitar qualquer confronto para não justificar a permanência do Exército nas ruas de Brasília.

Texto Anterior: A força dos precedentes
Próximo Texto: Exército ocupa a ponte da Amizade no Paraná
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.