São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
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Campanha do real dramatiza vida confusa com a inflação

Comerciais vão ao ar a partir da semana que vem

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Já estão em fase de gravação três dos seis comerciais de TV da campanha publicitária do governo federal que visa preparar a população para a mudança da moeda.
Com base em diagnóstico da equipe econômica de que "muitos brasileiros ainda não compreenderam a plena função da URV (Unidade Real de Valor)", os filmes vão enfatizar a importância do indexador como "ponte" para o real.
Para dramatizar o papel da URV no balizamento de preços, um dos comerciais mostra uma etiqueta de supermercado sendo sucessivamente remarcada.
A dança desenfreada de preços só termina quando aparecem na etiqueta as três letras do indexador.
Outro filme, ambientado numa loja, exibe um vendedor atarantado com a proliferação de modalidades de pagamento. Saúda o advento da URV como o fim da confusão.
Sob o slogan "real, sua nova moeda", os comerciais devem começar a ser exibidos em rede nacional de TV na próxima semana, junto com spots de rádio.
A veiculação das peças de mídia impressa está prevista para o início de junho. Os anúncios estamparão as novas cédulas do real.
A estimativa de gastos envolvendo comerciais, anúncios e a impressão de milhões de cartazes e panfletos atinge US$ 10 milhões, conforme apurou a Folha.
Esse material impresso ser afixado em agências banc rias, postos de saúde e outros locais de grande movimento.
O governo federal analisa a possibilidade de as despesas serem rateados entre as empresas estatais (Telebrás, Petrobrás e Banco do Brasil, entre outras), cujos nomes assinariam a campanha.
Procurado ontem para comentar a estratégia, Augusto Marzagão, assessor presidencial para assuntos institucionais, não retornou as ligações até às 20h.
Além dos filmes que preparam a transição para a nova moeda, há outro destinado a reforçar a poupança, para evitar saques excessivos motivados pela queda nominal dos rendimentos.

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