São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidores vão ao dólar e deságio cai

DA REDAÇÃO

O mercado do dólar no paralelo está agitado. O deságio (diferença entre o dólar comercial e o paralelo) chegou ontem a 1,71%. É o menor deságio desde 21 de março (-1,54%).
Os pequenos poupadores estão procurando o dólar no paralelo como forma de proteção contra eventuais mudanças nas regras das aplicações financeiras. O governo nega qualquer alteração.
Para Antonio Couto Cardoso, diretor do Banco Real, o governo não deveria mesmo alterar os prazos de aplicação e retirada dos investimentos tradicionais.
Segundo ele, o governo precisa manter a credibilidade das aplicações financeiras e evitar momentâneas corridas para o consumo ou ativos reais (dólar, imóveis).
O presidente da Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto, José Carlos de Oliveira, acredita que o lançamento de papéis em URV é importante para o mercado se preparar para o real.
Ele propõe mudanças na tributação dos recém-criados fundos de renda fixa de curto prazo em URV. Segundo ele, os fundos estão apresentando bitributação com Imposto sobre Operações Financeiras, o que prejudica sua rentabilidade.
Tanto investidores quanto bancos têm de pagar IOF. Segundo ele, a rentabilidade é reduzida e o governo deixa de arrecadar.

Texto Anterior: Título público em URV chega ao mercado 6ª
Próximo Texto: Fracassa a terceira tentativa de venda e Lloyd deve ser liquidado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.