São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carreata começa sem a presença do candidato

AMAURY RIBEIRO JR.
DA AGÊNCIA FOLHA

A Convenção do PSDB que homologou a candidatura de Fernando Henrique Cardoso começou ontem de forma desorganizada. A carreata que levaria o candidato de Belo Horizonte, onde estava hospedado, até Contagem, local da convenção, começou sem a presença de FHC.
Mudança
Fernando Henrique chegou a se dirigir até o local de onde sairia a carreata, às 9h30, na Praça da Estação, centro de Belo Horizonte.
Um telefonema, porém, mudou os planos de FHC, que acabou retornando ao hotel.
A versão oficial foi de que FHC decidiu voltar ao hotel para repassar o discurso que faria na convenção.
Os assessores do PSDB tinham outras duas versões para o fato. A primeira era de que a mulher de FHC, Ruth Cardoso, teria passado mal.
A outra versão era de que o governador Hélio Garcia teria pedido para que Fernando Henrique se ausentasse da carreata, pois existia a possibilidade de ser hostilizado por militantes do PT em Belo Horizonte.
Conta
FHC permaneceu no hotel até as 10h50. O candidato pagou a sua conta, no valor de CR$ 104 mil, e se dirigiu ao encontro da carreata junto com o prefeito de Contagem, Altamir Ferreira.
Fernando Henrique só encontrou com a carreata às 12h30, desacompanhado da mulher. "Ela está no cabeleireiro se arrumando para vir para a convenção", disse FHC.
Os transtornos da carreata começaram logo na Praça da Estação. Menos de 20 carros aguardavam pelo candidato. "Tem pouca gente mas lá em Contagem a coisa vai melhorar", disse.
Início
No começo da carreata, antes da presença do candidato, o clima era de desmotivação. Não houve manifestações contrárias e nem a favor de Fernando Henrique.
Os poucos carros que seguiam eram alugados por candidatos a deputado do partido.
O local no carro destinado a FHC no carro aberto foi ocupado pelo vice-prefeito de Contagem, Manoel Rodrigues.
A caravana somente começou a ganhar corpo na cidade Industrial, na divisa do dois municípios, onde cerca de 300 carros, segundo a Polícia Militar, aguardavam pelo candidato.
Nos dois quilômetros em que seguiu em carreata, o candidato acenou de cima do carro aberto para populares. Ao chegar ao local da convenção, o ex-ministro da Fazenda deu uma coletiva de imprensa.

Texto Anterior: FHC se diz contra `Estado mínimo'
Próximo Texto: Campanha do PSDB terá cinco tesoureiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.