São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra ocupam 91 áreas

AMÉRICO MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os sem-terra invadiram e estão ocupando 91 propriedades rurais em todo o país. Estão acampadas nestas áreas 16.690 famílias, segundo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Neste ano, os sem-terra invadiram 16 propriedades. A mais antiga das invasões ainda em curso teve início em 89 em área do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Bagé (RS).
Os sem-terra estão mais organizados no Paraná, onde 21 propriedades estão ocupadas.
Este mês, o MST e outras entidades estão promovendo o "Grito da Terra, Brasil", para chamar a atenção para a reforma agrária.
O MST está reivindicando também a liberação de créditos agrícolas, distribuição de sementes e criação de empregos no campo.
A estratégia dos sem-terra é ocupar prédios públicos e conseguir audiências com as autoridades. Na semana passada, eles invadiram várias delegacias regionais do Ministério da Fazenda.
Segundo dados do Incra, existem hoje 1.057 assentamentos, que ocupam 6,2 milhões de hectares.
O MST estima que existam cerca de 12 milhões de trabalhadores sem-terra no país e pelo menos 250 milhões de hectares em terras devolutas.

Texto Anterior: Bahia duplica exportação de rochas
Próximo Texto: FHC é vaiado e muda discurso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.