São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho critica idéias

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A direção do Conselho Regional de Medicina (CRM) de São Paulo discorda das críticas que Márcio Bontempo faz às entidades médicas.
"O CRM é um importante instrumento para a sociedade e para o médico", diz Regina Ribeiro Parizi Carvalho, presidente do conselho.
Segundo ela, um dos objetivos do Conselho Federal de Medicina "é preservar a autonomia do médico diante de interesses de empresas que possam prejudicar o paciente ou o profissional".
Regina Carvalho classificou de "confusas" as críticas de Bontempo.
Segundo Regina, a atual direção do CRM só se manifestará depois de ler o livro.
José Knoplich, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM), diz que Bontempo "é um autor que tem certa revolta por pertencer à medicina oficial."
Knoplich concorda com muitas das teses do autor.
"Ao invés de conversar, de procurar entender o paciente como um todo, os médicos pedem exames. A medicina moderna dificultou o contato humano", diz.
Segundo ele, 40% a 50% das pessoas que procuram os consultórios não são portadores de doenças diagnosticadas por exames.
(AB)

Texto Anterior: Modelos aprovam novidade
Próximo Texto: Livro de médico ensina como ficar doente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.