São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
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Fábrica de lingerie aposta na curiosidade feminina

ALESSANDRA BLANCO; PAULO SILVA PINTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Lançado segunda-feira passada nos EUA, o Wonderbra levou uma multidão de mulheres à loja de departamentos Macy's (Nova York).
A campanha de divulgação do sutiã, importado da Inglaterra, incluiu uma caravana pelas ruas da cidade.
Os slogans prometem "diga adeus a seus pés" e citam as atrizes Geena Davis, Sharon Stone e a top model Naomi Campbell como adeptas da nova moda.
"As vendas estão sendo surpreendentes", disse sexta-feira, por telefone, a relações públicas da Macy's, Peake Weintraub, que se recusa a citar números.
No Brasil, a expectativa de vendas também é grande. As quatro maiores fábricas de lingeries recriaram o Wonderbra com pequenas variações no material, preços na faixa de 18 URVs (CR$ 28 mil) e nomes "para cima": Volupté Ultra Up (Du Loren), Super Up (De Millus) e Double Effect (Valisère) –o sutiã da Darling ainda não-batizado.
As estilistas apostam na curiosidade feminina. Elas admitem que, à primeira vista, o Wonderbra parece apenas um meia-taça mais cheio.
O Wonderbra tem em média 46 peças. O enchimento de espuma pode ser removido, no caso de mulheres com seios muito grandes.
"O sucesso no exterior já criou uma expectativa aqui. E, quando as brasileiras experimentarem, vão perceber a sua engenharia diferente", diz Cecília Burdon, estilista da Valisère, que vai lançar o slogan "cirurgia plástica em 15 segundos".
Para Denise Areal, da Du Loren, o supersutiã é ideal para a mulher brasileira, que tem seios médios. "O Wonderbra faz o peito de quem tem pouco seio e molda o colo das mulheres com seios maiores", afirma.
A Folha levou sexta-feira o supersutiã em uma loja de lingeries para ser testado pelas futuras consumidoras.
Só a secretária Vera Lúcia Zulli, 48, não aprovou o novo produto. "É muito confortável, mas aumenta muito os seios e esse não é meu objetivo", disse.
Para a funcionária pública Valéria Rodrigues Santos, 31, o super sutiã é "bárbaro" e muito anatômico porque dá sustentação na base dos seios.
A gerente de banco Kátia Domingues da Costa, 24, também aprovou. "É exatamente o meu estilo, sempre procuro algo que projete os seios. Mas esse sutiã só deve ser usado com roupas largas."
Os fabricantes de lingeries têm outros lançamentos para os próximos meses (veja quadro abaixo).
A loja Corpo e Arte será inaugurada terça-feira na rua Oscar Freire, Jardins (zona oeste), com uma fabricação própria de lingeries de algodão e cotton lycra.
A loja Lily of The Valley lança em junho uma linha de lingeries de algodão com desenho exclusivo.
A Valisère acaba de lançar sua linha "renaissance" com detalhes em veludo e a Hope está com uma nova linha de lingeries em algodão e cotton lycra.
(Alessandra Blanco)

colaborou Paulo Silva Pinto

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