São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seios estão em alta desde Creta

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A tendência de projetar e aumentar o volume dos seios vem desde 1.600 a.C., da civilização que habitava a ilha grega de Creta.
Segundo a professora de moda da Faculdade Santa Marcelina, Mitsuko Shitara, as deusas das serpentes usavam corseletes (espécie de espartilhos) que formavam um contorno por baixo dos seios e os deixavam à mostra.
No Renascimento, no século 17, os espartilhos projetavam os seios, deixando-os expostos, enquanto braços e pernas eram escondidos.
Com o fim dos espartilhos decretado pelo estilista francês Paul Poiret, em 1907, os seios só voltaram ao auge na década de 50, com as atrizes de Hollywood como Marilyn Monroe e Jane Mansfield e seus sutiãs com enchimento.
Para Mitsuko, a pior fase dos sutiãs foi a década de 70, quando foi queimado em praça pública.
Mitsuko acha que agora novamente o sutiã está na moda, mas não acredita nos supersutiãs. "Isso é modismo, a tendência hoje é procurar o mais natural", disse.
A estilista Maria do Socorro Gomes de Araújo, da De Millus, não concorda e diz que há uma busca da generosidade das formas arredondadas da renascença.
(ABl)

Texto Anterior: Fábrica de lingerie aposta na curiosidade feminina
Próximo Texto: Modelos aprovam novidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.