São Paulo, domingo, 15 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos mantêm coma do piloto

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL A MÔNACO

Médicos mantém coma do piloto
O coma a que os médicos induziram o piloto austríaco Karl Wendlinger será mantido até meados da próxima semana (terça ou quarta-feira).
A informação foi dada ontem, em boletim oficial emitido pelo médico Dominique Grimaud, do hospital Saint-Roch de Nice, onde Wendlinger está internado desde que se acidentou quinta-feira nos treinos livres para o GP de Mônaco.
Os médicos induziram o coma para aliviar a sobrecarga sobre o cérebro do piloto, danificado em consequeência do acidente. Ele continua dormindo e respirando por aparelhos.
Seu estado é "estacionário", conforme a nota oficial, o que foi traduzido por: "não houve agravamento dos sinais clínicos ou neurológicos, com a presença, ainda, de sinais de contusão e de um edema cerebral difuso de intensidade média".
O fato de Wendlinger ter passado duas noites em situação crítica mas estável é considerado "encorajador" pela equipe médica. Mas Grimaud mantém o aviso que vem dando desde a internação: "Pode ocorrer tanto o melhor como o pior".
Traduzindo: Wendlinger ainda corre risco de vida e, se sobreviver, riscos de sequelas neurológicas. Mas pode escapar de ambos os riscos.
Os médicos evitam falar sobre as sequelas possíveis, alegando que estão "no estágio do prognóstico vital e não do prognóstico funcional".
Ou seja, estão cuidando, por ora, apenas de salvar a vida do paciente. Se o conseguirem, aí sim poderão definir que funções foram ou não afetadas e de que forma (total ou parcial, recuperável ou não).
Ontem, Wendlinger foi transferido, durante cerca de uma hora, para o hospital Princesa Grace, em Mônaco, para um exame especializado para o qual o Saint-Roch não dispõe de equipamentos. Não foram, entretanto, fornecidos detalhes a respeito do tipo de exame e de seus resultados.
(CR)

Texto Anterior: Briatore reclama que F-1 está sendo 'criminalizada'
Próximo Texto: Argentina desiste de torneio no Japão; Estádio em Chicago conclui sua reforma; Brasileiros disputam o Mundial Amador; Pete Sampras passa à semifinal na Itália; Bolívia e Grécia empatam em Atenas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.