São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cetesb pode fechar empresa do interior de SP acusada de poluição

DA FOLHA NORTE

A Incometal, de Pindorama (375 km a noroeste de SP), pode ser fechada definitivamente se for constatado algum prejuízo ao meio ambiente. A empresa foi interditada anteontem por emitir no ar, segundo a Cetesb, 400 kg de chumbo em partículas ao dia.
A declaração é do gerente regional da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Paulo Eduardo Antunes, 28.
Proprietários vizinhos da empresa se reuniriam ontem à noite para elaborar abaixo-assinado pedindo seu fechamento.
Se houver confirmação de prejuízos, além de ser fechada, a empresa, produtora de barras de chumbo, terá que tomar providências de recuperação.
Um dos proprietários da empresa, Clóvis Augusto Cardoso Frei, 42, disse ontem à Folha que em 60 dias os filtros deverão estar instalados.
Segundo ele, a Incometal já encomendou a fabricação dos equipamentos. "Estamos neste ramo há mais de dez anos e só não conseguimos instalar os filtros antes porque eles não são encontrados em prateleiras", disse.
Exames feitos pela Unesp em animais mortos na vizinhança da empresa diagnosticaram saturnismo –uma das consequências de contaminação por chumbo.
Ontem, técnicos da Cetesb recolheram de propriedades vizinhas à empresa amostras de solo, vegetação e água. Os resultados dos exames devem sair em 30 dias.
Alunos da EEPG Ermelinda Carneiro Pinto Atabi, de Pindorama, tiveram ontem aula sobre os riscos de contaminação por chumbo, dada pelo professor de Ciências Paulo Tornai, 34.
Antes mesmo das "aulas sobre chumbo", muitos alunos, assim como os pais, já tinham decidido suspender a carne do cardápio.
Alguns açougues da cidade registraram queda na venda de carnes.

Texto Anterior: Explosão de tanque mata dois na Bahia
Próximo Texto: Pesquisa diz que 26% das marcas de cachaça do país tem alto teor de cobre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.