São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treinadores estudam ciências

DA REPORTAGEM LOCAL

Com o avanço da tecnologia aplicada ao esporte, um treinador de atletismo precisa ter conhecimentos em áreas como física, bioquímica e informática.
Termos como vetores, biomecânica ou íons fazem parte da preparação dos atletas. A figura romântica do treinador que só cuida de corrida e exercícios está acabando.
"É importante ter acesso a trabalhos científicos, especialmente na área de fisiologia", afirmou o técnico Ezio Magalhães, do Sesi. Essas pesquisas estão disponíveis em revistas especializadas ou via bancos de dados informatizados.
"Uma pesquisa que mostre como desenvolver o nível de força de um bíceps pode ser importante para melhorar o desempenho de um atleta", disse Magalhães.
A física está presente através da biomecânica. Essa análise reproduz em computador os movimentos de um atleta e sugere como corrigir defeitos de postura que prejudicam o desempenho.
Isso importa, por exemplo, no caso de um saltador que faz força suficiente para passar o sarrafo, mas não consegue. O erro está no movimento.

Texto Anterior: Tecnologia é fundamental para produzir campeões de atletismo
Próximo Texto: Treinos abandonam ortodoxia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.