São Paulo, sábado, 21 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibirapuera abre circuito internacional de atletismo

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil reúne hoje aproximadamente uma centena e meia de estrelas do atletismo mundial no maior torneio da modalidade da América do Sul, o Mobil-Banespa –Meeting de São Paulo.
A competição, na pista do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, abre o circuito do Grand Prix da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo Amador), composto por 15 etapas, mais a grande final em Paris, França, em setembro.
A maior estrela do torneio é o cubano Javier Sotomayor, recordista mundial do salto em altura (2,45 m). Entre os destaques despontam a velocista norte-americana Gwen Torrence e seus compatriotas Michael Johnson e Dennis Mitchell, mais o recordista olímpico do salto triplo, Mike Conley.
Nos 800 m, os brasileiros Zequinha Barbosa e Gilmar dos Santos enfrentam o campeão olímpico William Tanui (Quênia). Nos 1.500 m, Abdi Bile (Somália), nos 1.500 m, e Fita Bayesa (Etiópia) e Brahim Boutaib (Marrocos), nos 3.000 m, também são favoritos.
Na luta que trava contra o doping, a Iaaf providenciou frascos especiais, com lacre, para coleta de urina dos atletas. O material será analisado no laboratório da Real Sociedade Espanhola, em Madri.
Os exames antidoping –estão programadas pelo menos 12 provas– têm o controle do colombiano Ciro Urtado, dirigente da Iaaf.
O GP São Paulo já registrou casos positivos de doping de brasileiros: em 1986, Silviano Domingues e, em 1991, Elenice Ferreira.
O Meeting paulista tem 19 provas, das quais 12 integram o programa do circuito da Iaaf.
Os atletas acumulam pontos (de nove, primeiro colocado, até um, oitavo) por prova em cada GP.
Ao final da temporada, o melhor de cada prova ganha US$ 30 mil. Os dois destaques, no geral, recebem cada mais US$ 100 mil.

LEIA MAIS
sobre o atletismo nas págs. 2 e 5

Texto Anterior: Treinos abandonam ortodoxia
Próximo Texto: `Eu sou o favorito', afirma Róbson Caetano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.