São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teens americanos começam a transar mais tarde que brasileiros

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Os teenagers americanos estão cada vez mais conservadores quando o assunto é sexo. Pesquisa divulgada na semana passada nos EUA revela que só 36% dos teens com idades entre 14 e 18 anos já transaram.
O percentual é bem menor que os 54% que afirmavam já ter transado em levantamento semelhante feito em 1990.
A nova pesquisa, que ouviu 503 estudantes, revela ainda que 54% dos que já transaram gostariam de ter começado a vida sexual mais tarde. Eles consideram 17 anos a "idade ideal". A maioria que participou da pesquisa começou a transar aos 15 anos.
Ao contrário do que se imaginava, não são parceiros, amigos ou a TV que tentam os teen americanos para a "primeira vez". Setenta e oito porcento responderam que transaram simplesmente porque tinham vontade ou curiosodade.
"O fato de muitos teens afirmarem que gostariam de ter começado a transar mais tarde revela que eles não tiveram grandes experiências e ainda sofrem por ter começado muito cedo", diz Debra Haffner, diretora do Conselho de Educação e Informação Sexual dos EUA, que conduziu a pesquisa.
Algumas escolas adotam o tema "virgindade secundária" nas aulas de educação sexual. O tema gerou controvérsia, pois muitos professores têm usado o mesmo chavão "Diga não às drogas" para o sexo.
A idéia é convencer teens que nada os impede de parar de transar depois da tal "primeira vez".
No Brasil
Já os brasileiros começam mais cedo a vida sexual. Pesquisa de janeiro de 93 da Fundação para o Desenvolvimento da Educação mostra que 53% dos teens paulistas começam entre 13 e 15 anos.
Para a gerente de pesquisas de aplicadas da FDE, Ione Mendes, 31, a tendência é que os adolescentes comecem mais cedo.
A pesquisadora explica que a pesquisa foi feita com teens de classes baixas e que o perfil poderia mudar em escolas particulares.

Texto Anterior: Segundo semestre tem festivais de rap e metal
Próximo Texto: Tony Benett agora faz sucesso entre os teens norte-americanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.