São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A REVELAÇÃO DA NBA 94

SERGIO SÁ LEITÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Erramos: 24/05/94

Diferentemente do que foi publicado, o jogador Chris Webber mede2,08 metros.
Em 93, o estudante universitário Chris Webber fez uma besteira tão grande, mas tão grande, que seu nome passou a frequentar piadas de uma costa a outra dos Estados Unidos.
Em 94, o jogador profissional Chris Webber foi tão bem em sua primeira temporada na NBA, mas tão bem, que as piadas cessaram e ele faturou o título de "Novato do Ano".
Eis uma história especial para quem acha que dar a volta por cima é coisa de cinema. Ou música popular brasileira. Ponha-se no lugar do rapaz, pois, e veja como levantar e sacudir a poeira.
Você tem 20 anos, é o astro do time de basquete da sua universidade e concentra as expectativas de milhares de torcedores na final da temporada. Está jogando bem. Mas, no finalzinho...
Bem, no finalzinho da derradeira partida você pede um tempo sem perceber que os tempos da sua equipe já se esgotaram. E aí? E aí o juiz dá a bola para o time rival, que faz uma cesta e conquista o título.
Pronto. Chuvas, raios e trovoadas. E você é o culpado. Tinha uma carreira promissora nas quadras. De uma hora para outra, passa a ser um hit em camisetas engraçadinhas, com a palavra "Timeout!" ("Tempo!").
O futuro foi para o espaço, certo? Errado.
E graças a um treinador que enxerga longe. Don Nelson, do Golden State Warriors, sacou que, a despeito da besteira, o rapaz tinha (e tem) talento. Ficou de olho nele e conseguiu o seu ingresso no time.
Para surpresa geral, Webber foi a primeira escolha do "draft" (escolha de jogadores universitários pelas equipes profissionais) de 93 da NBA. O Orlando Magic tinha a primazia e pegou Webber, por inspiração de um acordo de bastidores com o pessoal do Golden State.
Por ele, o time de Oakland, Califórnia, cedeu ao Orlando o seu eleito no "draft", Anfernee Hardaway, e mais três escolhas nos próximos "drafts". Que tal?
Na verdade, Nelson não foi louco. Apenas seguiu uma dica de Chris Mullin, astro do Golden State e ex-Dream Team. Em 92, antes da Olimpíada de Barcelona, Webber foi escalado para a equipe de "sparrings" (time que faz jogos-treinos com a equipe principal) do Dream Team.
Segundo Mullin, Webber não foi só o melhor jogador entre os novatos. "Em várias partidas", lembra, "ele foi simplesmente o melhor jogador em quadra."
Pois o melhor "sparring" de 92 se tornou o melhor entre os novatos da temporada 93/94 da NBA, que ainda está em andamento. E com os melhores números da história, superando Hakeen Olajuwon, David Robinson e Kareen Abdul-Jabbar.
O debutante Webber terminou a primeira fase da competição como o primeiro novato a conseguir mais de 1.000 pontos, 500 rebotes, 250 assistências, 150 tocos e 75 bolas furtadas.
Na temporada vigente, o Golden State foi para os playoffs com um cartel de 50 vitórias e 32 derrotas. Mas terminou eliminado pelo Phoenix Suns, de Charles Barkley, por 3 a 0.
Na próxima, Don Nelson promete chegar à final. E os holofotes estarão novamente sobre este dublê de pivô e ala-atacante.
"Ninguém me pressiona tanto quanto eu mesmo", diz Webber, escolado pela besteira. "Se você pensa que eu posso ganhar um jogo, vou ganhar dois. Sempre farei mais do que as pessoas esperam de mim."

SÉRGIO SÁ LEITÃO, 26, é editor da revista "Volleyball".

Texto Anterior: Acidentes matam 50 mil por ano
Próximo Texto: OS DINOSSAUROS ESTÃO REALMENTE EXTINTOS?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.